Seu Futuro é Agora !
Seja Técnico !

Tradição e ensino de qualidade!

Enfermagem – Guia de Profissiões

Técnico em Enfermagem - A Profissão !

O Técnico em Enfermagem é responsável pela atuação em funções básicas de manutenção e prevenção da saúde. É um profissional fundamental na área da saúde, pois ele atua em contato direto com a população em momentos de atendimento em hospitais e instituições do segmento.

  • Hoje quem trabalha como Técnico de Enfermagem ganha em média um salário de R$ 1.822,00. E antes de se tornar Técnico de Enfermagem, 13% foi Auxiliar de Enfermagem e depois 3% se tornou Enfermeira.
  • O Mercado para o Técnico em Enfermagem Para atuar como Técnico em Enfermagem, o interessado precisa ter o nível médio completo, fazer um curso de formação técnica na área e, em seguida, obter o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do estado em que atua.
  • Como se Tornar um Técnico em Enfermagem? O curso Técnico em Enfermagem dura cerca de dois anos ou 1.200 horas. Nessa formação de nível técnico, o aluno terá contato com matérias ligadas à Medicina, Administração, Sociologia e Psicologia. Alguns cursos também enfocam determinadas especialidades da Enfermagem, como oncologia, saúde pública e obstetrícia.

Atividades realizadas e áreas de atuação

Sendo um grande suporte para toda a equipe médica do local, algumas das principais atividades desempenhadas por esse técnico são:

  • Reabilitação de pacientes;
  • Preparo de pacientes para exames;
  • Assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos;
  • Atendimentos de triagem;
  • Realização de procedimentos na urgência/emergência;
  • Suporte à equipe médica em geral.

Além disso, é possível encontrar técnicos em Enfermagem atuando nos mais diversos lugares, com os mais variados tipos de pacientes. Algumas possibilidades são:

  • Hospitais e clínicas;
  • Postos de saúde;
  • Centros de reabilitação;
  • Laboratórios de análises clínicas;
  • Empresas e indústrias;
  • Asilos;
  • Atendimento home care.

Custo-benefício do curso

Um dos benefícios de se obter um diploma técnico é conseguir conciliar trabalho e estudos, sem precisar abrir mão de um em detrimento do outro. Mas afinal, quanto custa um curso de Técnico em Enfermagem? Esse é outro grande atrativo: muito mais barato que uma graduação na área, esse tipo de formação é conquistada em metade do tempo, com um preço que cabe no seu bolso.

Curso Técnico em Enfermagem

Ficou interessado por essa formação? Então conheça o curso e veja instituições capazes de oferecer um ensino completo e de qualidade, levando em consideração o ensino teórico e prático para ser aplicado além dos laboratórios e salas de aula.

Você ainda pode contar com a Agência de Encaminhamento, programa responsável por unir estudantes recém-formados e grandes empresas da área. Por meio da disponibilização de currículos para empresas parceiras, 75% do corpo docente sai da instituição com uma oportunidade real de emprego.

Quer conhecer ainda mais a fundo essa formação técnica? Então chegou a hora de conhecer tudo sobre o curso Técnico em Enfermagem!

Mercado de trabalho

Sendo amplamente requisitado, o técnico em Enfermagem é uma profissão que se mantém sempre constante no mercado de trabalho. Podendo atuar em diversas áreas e setores, esse é um cargo que possibilita estar nos mais diversos locais, e não focando sua energia para conquistar a vaga em apenas um ambiente.

Segundo a Catho, plataforma que cataloga e atua como classificado on-line de empregos, mesmo em meio à pandemia no ano de 2020, o mercado de trabalho para o técnico em Enfermagem demonstrou um aumento de 708% na sua demanda em relação ao mesmo período (março) do ano anterior.

Já segundo o Salário.com, para o cargo houve um aumento de 23,1% para as contratações formais de carteira assinada entre os meses de fevereiro e novembro de 2020.

Esse aumento ilustra a necessidade desses profissionais que atuam na linha de frente, realizando desde a triagem até atendimentos mais específicos para auxiliar a equipe médica como um todo.