1. É fascinante Sentir prazer em fazer as tarefas cabíveis ao nível de instrução do profissional da Saúde é imprescindível.

2. É gratificante

O trabalho de entrega, dedicação, empenho tem o resultado além do bem-estar do paciente o olhar de satisfação dele e de seus entes queridos. Pessoas que torcem pela melhor e reconhecem em você todo esse esforço.

3. É entrega e dedicação

Acolher, cuidar, proteger. Humanidade é essencial. O profissional da saúde e principalmente da Enfermagem deve ser um apaixonado por pessoas. Seu trabalho, sua atenção, seu respeito, sua dedicação e sua empatia são dedicados 100% a elas. Lembre-se o trabalho do cuidado não pode ser destinado a máquinas.

4. 100% feito por e de pessoas

É o fruto do trabalho, o profissional lidará diretamente com pessoas, o tempo todo. É necessário muita paciência, solidariedade, humanização. Saiba que é uma habilidade essencial na prática da Enfermagem. A profissão é a ciência do cuidar.

5. Escolhi cuidar e não tratar

Muitas pessoas confundem cuidar e tratar, são conceitos diferentes e amplos na área da saúde, porém destinam-se a profissões diferentes.

A Enfermagem é a ciência do cuidar, é se dedicar integralmente a um paciente e entender suas limitações físicas, emocionais. O cuidar necessita de mais do que simples ato do cuidado, requer reflexão, pensamento crítico, interesse pelo problema, preocupar-se em encontrar soluções mais adequadas. Também necessita da prudência, cautela, zelo, responsabilidade e preocupação.

"Muitas pessoas confundem cuidar e tratar, são conceiros diferentese amplos na área da saúde."

Ciência do cuidar - no que se baseia?

Fizemos um checklist em 08 passos de como você pode treiná-la.

A ciência da Arte do Cuidar em 08 passos:

1. Aprender a escutar; 2. Acolher o outro; 3. Aprender com todos e partilhar o aprendizado com os outros; 4. Se colocar à serviço das necessidades do outro sem descuidar das próprias; 5. Estar atento e acompanhar às mudanças; 6. Ser coerente. A comunicação transcende as palavras, é composta também de nossos gestos, atitudes, expressões faciais, tom de voz e até do silêncio; 7. Evitar rotular as pessoas; 8. Entender que assim como o tempo é precioso para os profissionais, ele o é também para os pacientes.